5 curiosidades que você precisa saber sobre a internet!

Toalheiros | 19 set 2023

5 curiosidades que você precisa saber sobre a internet!

A internet é uma tecnologia que revolucionou a forma como enxergamos o mundo e, hoje em dia, já não sabemos mais como é a vida sem ela. Todos os setores da sociedade passaram por uma mudança significativa quando ela chegou e agora, ela é o nosso principal meio de contato e troca de informações com as mais diversas pessoas e regiões do mundo.

Antigamente, ela era cara e muito lenta, com poucas pessoas podendo ter acesso, mas hoje é possível acessá-la em qualquer lugar do planeta, sem nem precisar de um computador, afinal, temos a tecnologia bem na palma das nossas mãos, com o celular.

Porém, apesar da internet ser algo que está presente no nosso dia a dia, nós temos certeza que você não conhece algumas curiosidades sobre ela ou até mesmo como surgiram alguns recursos, né? E por isso, hoje vamos trazer essas informações para você!

7 Curiosidades sobre a internet

1. O primeiro site criado ainda existe

Em dezembro de 1990 foi criado, pelo pesquisador Tim Berners Lee, o primeiro site da internet, que tinha como objetivo compartilhar informações sobre a empresa que ele trabalhava na época, a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear.

É feito apenas de texto e html, mas pode ser acessado pelo endereço: “info.cern.ch”, para quem tiver curiosidade.

2. 50% da população não tem acesso à internet

Sabemos que pode parecer surreal para algumas pessoas que tudo isso ainda não saiba o que é conviver com a internet, mas a situação social do Brasil ainda não permite que todos tenham o acesso que gostariam.

Esperamos que, com a chegada da acessibilidade e novas campanhas, esse cenário possa mudar logo, afinal, todo mundo merece conhecer um pouco mais sobre as vantagens de ter essa tecnologia em casa.

3. A internet chegou no Brasil em 1988

A FAPESP, UFRJ e a LNCC foram as responsáveis por trazer a internet para o Brasil, inicialmente, apenas como fonte de pesquisas em 1988. O uso comercial e aberto para as demais pessoas começou a ser explorado apenas em 1995, porém ainda era muito restrito e apenas pessoas com bastante dinheiro podiam ter acesso. 

4. O wi-fi foi desenvolvido na 2ª Guerra Mundial

Em meio à 2ª guerra mundial, uma atriz chamada Hedy Lamarr criou uma tecnologia que se baseava em um torpedo guiado por rádio, para impedir a detecção do sinal pelos adversários.

Essa invenção ficou conhecida como tecnologia de espectro alargado por salto de frequência e, muitos anos depois, deu origem ao Wi-Fi, que se utiliza do mesmo princípio para enviar a conexão aos aparelhos conectados.

5. A primeira webcam surgiu por causa de café

É isso mesmo que você leu!

Na universidade de Cambridge, os pesquisadores tinham um enorme problema com o café: toda vez que eles iam buscar mais, a cafeteria estava vazia. Mesmo quando tinham acabado de fazer a bebida!

Para solucionar o mistério do café desaparecido, eles colocaram uma câmera na sala, que era conectada à rede local, onde eles podiam acompanhar se tinha ou não café. Em 1993, eles conectaram a câmera à internet e, assim, surgiu a primeira webcam do mundo.

São muitas curiosidades diferentes e interessantes, né? E se você já conhecia alguma, parabéns, você é mesmo um amante da história da internet, assim como nós!