5 dicas para melhorar o desempenho do Wi-Fi da sua casa!

Toalheiros | 24 ago 2023

5 dicas para melhorar o desempenho do Wi-Fi da sua casa!

Existem uma série de coisas que podem estar fazendo a sua conexão com a internet estar lenta ou ficar desconectando do celular e, algumas vezes, elas podem nem estar diretamente ligadas com a operadora, mas sim, com o posicionamento o seu aparelho Wi-Fi. 

É preciso entender que, para que o seu celular ou notebook se conecte com a internet, sem precisar de nenhum cabo, o roteador emite sinal e esse sinal pode sofrer interferências por causa da distância, de paredes, objetos e muito mais.

Acompanhe conosco, nesse artigo de hoje, 5 dicas para melhorar a conexão de forma rápida e fácil. 

1. Posicionamento do roteador e das antenas

Quando o seu objetivo é atingir uma boa área, é importante que você mantenha o seu roteador com as antenas viradas para cima e no centro do ambiente. Por exemplo, se o aparelho fica na sala, procure deixá-lo em cima de alguma mesa ou móvel que fique no centro dela.

Ele estar posicionado no alto também ajuda bastante, pois ao manter as antenas para cima, ele começa a disponibilizar conexão em 360°, o que consequentemente, faz com que o sinal de alcance fique maior e você consiga aproveitar sua internet com máxima qualidade.

Mas, se você tiver uma casa com dois andares, por exemplo, já é recomendado que você deixe as antenas abaixadas, para que o roteador envie sinal verticalmente. É claro que, nesse caso, se o seu roteador tiver mais de uma antena, você pode deixar algumas para cima e outras deitadas, sem problemas. O importante é realizar testes e ver qual dessas opções fica melhor para você!

2. Diminua a interferência sem fio

Equipamentos como micro-ondas, rádios, telefones sem fio, babá eletrônica e até portão eletrônico podem causar interferência com o seu sinal de internet. Isso porque, todos esses equipamentos e, inclusive o Wi-Fi, funcionam por meio de um sinal de radiofrequência.

Quando esses sinais entram em contato entre si, isso causa interferência, fazendo com que a sua rede oscile ou até mesmo caia. Por isso, é importante se certificar de que o seu Wi-Fi está instalado longe desses outros equipamentos, para que não haja surpresas.

Outra coisa que pode impactar é o roteador do seu vizinho. Se você mora em apartamento ou naquelas casas em que as paredes são grudadas com a do lado, é importante evitar instalar o aparelho perto da divisa. Sempre opte por ambientes centrais, em cima de uma mesa ou estante aberta. Não coloque dentro de locais fechados!

3. Reduza a distância do seu roteador ao seus dispositivos

Se você é uma pessoa que utiliza a internet mais em um local da casa, é altamente recomendado que ele seja instalado por lá. Por exemplo, se você tem um cômodo dedicado ao seu computador ou notebook e passa a maior parte do tempo conectado por lá, compensa muito mais fazer a instalação nesse cômodo, do que na sala. Assim, o sinal no ambiente será muito maior e não sofrerá com interferências.

É fato que casas grandes sofrem com esse tipo de problema, sempre tem algum local em que o sinal é baixo ou fica caindo, mas isso também pode ser resolvido!

Você pode apostar em kits de roteadores e instalá-los em diversos locais da casa, de uma forma que o sinal se estenda sem causar interferência. Mais de um ponto de internet pode ser colocado, basta conversar com a operadora sobre isso e ver qual é a melhor solução.

4. Atualize-se para as tecnologias mais recentes

Nos dias de hoje, o avanço da tecnologia está acontecendo de uma forma muito rápida e os aparelhos estão se tornando cada vez melhores, visando proporcionar uma conexão de mais qualidade para você. Por isso, se você já tem um pacote de internet faz muito tempo, compensa entrar em contato com a operadora para saber se o equipamento de Wi-Fi não está atualizado. 

Isso interfere muito na qualidade da sua internet, porque às vezes, o aparelho que está na sua casa não tem potência o suficiente para entregar a quantidade de megas que você contratou.

Você também pode comprar kits de Wi-Fi para fazer roaming pela casa, mas não deixe de verificar sobre essa atualização com a sua operadora.

5. Aumente a segurança da sua rede

Não utilize senhas fáceis e não compartilhe sua conexão com todo mundo que vai se visitar, principalmente se forem vizinhos.

O que acontece é que, quanto mais pessoas estiverem conectadas na sua rede, pior será a conexão nos dispositivos, porque ela precisará se dividir. Então, evite esse tipo de compartilhamento ou, se você precisar empresar a rede para alguém que foi te visitar e ficou por um tempo, troque a senha assim que possível.

Além das dificuldades com a conexão, ter senha compartilhada também pode gerar outros problemas, porque não tem como você ter controle do que a outra pessoa acessa e sua rede pode ficar exposta a sites e programas mal-intencionados.

Essas foram as nossas dicas de hoje e, agora que você já as conhece, esperamos que elas possam te ajudar a ter uma experiência mais tranquila com a internet.

E lembre-se: para pacotes de qualidade, com preço justo e alta disponibilidade, conte com os nossos serviços. É sempre um prazer poder oferecer a melhor conexão da nossa região para você.