Dia da Velocidade – Um fenômeno que está constantemente em nossas vidas.

Toalheiros | 09 set 2023

Dia da Velocidade – Um fenômeno que está constantemente em nossas vidas.

Em 9 de setembro é comemorado o dia da velocidade, um fenômeno físico que está entre nós o tempo todo, mesmo quando não percebemos.

Quando falamos de uma forma tradicional, a velocidade é considerada a relação da distância percorrida pelo tempo gasto no percurso, tendo como unidades mais comuns para sua descrição o metro por segundo (m/s) ou quilômetro por hora (km/h).Você sabia que todos nós estamos viajando na terra a 1666 km/h no espaço? É muita coisa e nem sentimos! E com a internet não é muito diferente.

As pessoas sempre falaram sobre a velocidade da Internet com termos de megabits por segundo ou Mbps, por isso, é um pouquinho diferente do tradicional que estávamos falando logo agora, né? Mas isso é porque essa é uma medida da largura de banda, ou seja, dos dados que podem ser transmitidos em um determinado período de tempo para a sua conexão.Essa mesma tecnologia também é chamada de mega por nós, provedores de internet, para facilitar o entendimento do cliente final, sobre a velocidade que ele irá receber em sua casa ao fechar um pacote, podendo variar desde 15 até 600 megas.

Ainda falando sobre informações mais técnicas, a velocidade da internet ainda se divide em duas partes: a velocidade de download e a de upload.

Existem alguns provedores que conseguem oferecer uma quantidade igual para esses dois valores, mas a verdade é que utilizamos muito mais o download que é o que faz com que a gente seja capaz de baixar vídeos, fotos e outros arquivos para o computador, por isso, ele é priorizado, na grande maioria das vezes.

Fibra Óptica

Quando falamos especificamente da velocidade da Internet de fibra óptic, ela é de 1 Gbps. Isso é de 10 a 20 vezes mais rápido do que o cabo de 50 a 100 Mbps que a maioria das pessoas tem em casa, que é aquele de cobre normal.

Para fazer uma comparação de velocidade entre as duas tecnologias, fizemos uma lista de quanto tempo levaria para baixar um filme de 2 horas em cada uma delas, por exemplo:

  •  Velocidade da Internet de fibra óptica 1 Gbps: máximo de 40 segundos
  •  Velocidade da Internet a cabo 100 Mbps: máximo de 7 minutos

É uma diferença bem grande, né?

Isso acontece porque a fibra óptica é feita de vidro e consegue captar um número de dados muito maior do que o fim comum, fazendo com que eles naveguem com mais velocidade e, finalmente, proporcionem uma qualidade maior para a sua conexão com a internet.

Curiosidades

Em 2020, um estudo realizado na Austrália e intitulado “Ultra-dense optical data transmission over standard fibre with a single chip source” conseguiu bater um novo recorde mundial de velocidade de internet: 44,2 tb/s (terrabits por segundo).Isso equivale, por exemplo, a uma pessoa em cada podendo baixar cerca de 50 filmes em máxima qualidade HD, com 100 GB cada, em apenas UM SEGUNDO. E sabe com que tipo de cabeamento esse experimento foi feito? Isso mesmo, com a fibra óptica!

A velocidade, tanto comum, quanto da internet é um fenômeno muito interessante e, por mais que não se saiba exatamente o motivo da criação da data em sua comemoração, ficamos felizes em poder utilizá-la para trazer essas curiosidades para vocês.

Se você gosta desse tipo de conteúdo, continue acompanhando nossas postagens aqui no blog, é sempre um prazer trazer novas curiosidades sobre esse mundo incrível da internet para você.