Fibra Óptica – O que é e quais os benefícios que ela traz para a sua conexão?

Toalheiros | 24 ago 2023

Fibra Óptica – O que é e quais os benefícios que ela traz para a sua conexão?

A implementação da Fibra Óptica para a disponibilização de internet para a população foi um verdadeiro sucesso, desde o seu lançamento, tornando-se uma grande tendência de mercado, quando as operadoras enxergaram as suas vantagens.

De acordo com a Anatel, apenas em 2021 essa opção já se encontrava disponível em mais de 20 milhões de casas brasileiras, fazendo parte dos melhores planos de internet para quem tinha como foco uma conexão mais veloz e estável. 

Mas você sabe o que é essa nova tecnologia? Muitas pessoas ainda ficam com dúvidas ou até caem naquela história de que é a mesma coisa do cabo de cobre, mas não é!

Nesse artigo de hoje, iremos falar mais sobre ela e tirar, de uma vez por todas, todas as dúvidas que você pode ter sobre seu funcionamento e benefícios.

O que é Fibra Óptica?

A tecnologia de Fibra Óptica é capaz de transmitir um volume maior de dados, pois seus cabos são preenchidos com fibras finas de plástico ou vidro que utilizam feixes pulsantes de luz, permitindo um sinal mais estável e com menor interferência.

Os cabos de cobre, que são utilizados nas conexões antigas, são mais lentos e podem sofrer interferência de diversos fatores externos, como o clima, por exemplo, por isso a utilização da fibra ganhou destaque, sendo mais segura e eficiente.

Benefícios da Fibra Óptica

Agora que você já entendeu como ela funciona e sabe que ela é uma opção melhor do que os cabos convencionais, iremos apresentar alguns benefícios que ela traz para a sua conexão, provando que esse é um investimento na qualidade da sua navegação, proporcionando muito mais tempo de diversão e entretenimento para toda a família, sem precisar ficar passando raiva por causa de quedas e estabilidade. Vamos lá!

Velocidade Máxima

A internet de fibra óptica pode ser aplicada em diferentes tipos de velocidades, se iniciando lá nos 50 até os 700 megas e isso só é possível, porque a fibra consegue captar os dados com uma velocidade extraordinária, sendo de 10 a 20 vezes mais rápidas que o cabo.

Dessa forma, também é possível manter a quantidade de download e upload do pacote mais equilibradas, garantindo máxima qualidade para você baixar filmes, séries, jogos ou documentos com rapidez e não ter que ficar esperando dias.

Menor chance de interrupção

Você já passou por aquela situação chata de estar assistindo a alguma coisa ou jogando um jogo online e, quando você menos espera, a imagem congela e a conexão cai?

Bom, isso acontece devido à sobrecarga na conexão. Jogos, principalmente, puxam bastante internet e, quando outras pessoas se conectam à rede, ela precisa se dividir, o que pode fazer com que ela caia, por não aguentar a pressão. Isso é muito comum no sistema de cabos, mas não na fibra óptica!

Ela consegue lidar com mais usuários e dados de forma simultânea muito melhor, garantindo segurança para você assistir aos seus programas preferidos sem ser surpreendido com uma queda.

Não sofre com estrangulamento

Existem alguns pacotes de internet que sempre sofrem com queda em horários de pico. Isso acontece porque muitos usuários estão acessando a rede ao mesmo tempo, e, às vezes, o provedor acaba sofrendo com uma queda geral.

No caso da fibra óptica, isso não acontece! Ela não sobre interferência de sobrecargas de estrangulamento, pois é mais rápida e mais segura para evitar essas situações. Assim, você pode chegar em casa e navegar à vontade!

Se você chegou até aqui, parabéns! Agora você já pode ser considerado um especialista em fibra óptica e entender o quanto essa tecnologia foi vantajosa para toda a população.

Considerando isso, lembre-se que nós somos uma empresa especializada em planos de internet 100% fibra óptica, então se estiver pensando em mudar o seu pacote ou precisa de ajuda para entender algum ponto citado neste artigo, pode contar conosco!