Mega, Giga, Mbps, Kbps; o quê? Entenda definitivamente todos esses termos!

Toalheiros | 31 out 2023

Mega, Giga, Mbps, Kbps; o quê? Entenda definitivamente todos esses termos!

Quando falamos de produtos tecnológicos, um ou mais desses termos sempre aparecem, né? E é comum que você não saiba exatamente o que cada um deles significa, afinal, estão ligados ao operacional de cada serviço e podem ter aplicações diferentes, dependendo de cada caso. Por exemplo, você acha que o Mega da internet da sua casa, é o mesmo do seu celular?

No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre isso e explicar, da forma mais simplificada possível, cada um desses termos para você!

Cada um desses termos é uma medida de informação digital. Eles são utilizamos para simplificar a escrita de numerais que, na verdade, são muito extensos. Agora, vamos entender para o que cada um deles serve.

Para internet fixa

O Kbps, ou kilobits, era um termo muito utilizado para medir a velocidade da conexão da internet no início da utilização dessa tecnologia. Alguns locais ainda usam até hoje, mas com o passar dos anos, a maioria seguiu para o mega, afinal, 1Kbps equivale a 1000 Mbps (megabits).

O Mega é utilizado para a mensuração da velocidade que é executada através da frequência de megabits por segundo da sua navegação. Por isso, quanto mais megas a sua internet tiver, mais rápida ela será.  

Para internet móvel

Os pacotes de dados móveis podem ser utilizados em duas formas de medidas: o GB e o MBps.

No Gigabyte o plano é definido pela quantidade de dados que o usuário tem para utilizar e não pela velocidade. Ou seja, você contrata uma quantidade de GB para o seu pacote, quando ele for consumido, a conexão acaba. Nesse caso, basta você contratar outro e assim por diante.

Já no caso do Mbps, estamos falando da velocidade que será entregue pela quantidade de GB que você contratar. Ou seja, essas nomenclaturas costumam andar juntas. 

Por exemplo, você pode contratar um plano de 4G, com 50GB com velocidade de download até 5Mbps e velocidade de upload de 521Kbps.

Nesse modelo de internet, ainda, o upload costuma ser maior, porque as pessoas enviam muitas fotos e documentos para outros usuários pelo celular.

Para armazenamento

Existem medidas para as memórias de armazenamento também, porém, elas equivalem 8 vezes mais que as utilizadas para a internet, pois precisam oferecer um grande espaço para guardar informações e arquivos, como fotos, vídeos, documentos, etc.

Por ser um sistema de armazenamento, os megas são acumulativos, e são eles: kilobytes, megabytes e gigabytes. Mas também existe o terabyte, petabyte e exabyte, que são usados em aparelhos que precisam de uma quantidade muito grande de espaço.

Agora que você já entendeu, fica muito mais fácil contratar seus pacotes de internet e armazenamento, né?

Escolha seu plano ideal conosco e aproveite ao máximo sua conexão!